Pouco mais de um quarto dos adolescentes entre 13 e 15 anos dirigem veículos motorizados, como carros e motocicletas, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 19, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), em que os próprios adolescentes respondem sobre hábitos e comportamento, 27,1% dos estudantes do 9º ano informaram ter dirigido nos 30 dias anteriores à pesquisa.
O hábito é mais difundido entre os meninos, pois 38,6% dos alunos informaram ter dirigido veículos motorizados. Entre as alunas, são 16,6%.
Para o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa da Silva Jr., a informação é importante para Estados e municípios fortalecerem a fiscalização do cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro. Ele destacou o maior uso de veículos nas Regiões Norte e Nordeste.
“Talvez isso tenha a ver com a substituição de bicicletas ou transporte animal por motos”, afirma Silva Jr.
Para piorar a situação de risco, 19,3% dos estudantes declararam não ter usado capacete ao andar de motocicleta nos 30 dias anteriores.