Brasília – Ao lançar, nesta quarta-feira (26), um plano social para pessoas com deficiência, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que um mandato não é suficiente para atender as necessidades dessa parcela da sociedade, que reúne cerca de 24,6 milhões de brasileiros.
"Eu sei que a gente não vai conseguir fazer tudo. Eu não sei que não comecei e sei que não vou terminar também. Mas quero ter a consciência tranqüila de que no nosso mandato fizemos o que era possível, e até o quase impossível, para que a gente pudesse aperfeiçoar as conquistas da sociedade brasileira", disse Lula, em cerimônia no Palácio do Planalto.
"O Brasil é detentor de uma dívida social tão imensa, que toda vez que nos dispomos a fazer o pagamento dessa dívida, percebemos que não é possível pagar o que não foi feito durante séculos e décadas em apenas um mandato presidencial", acrescentou o presidente.
O programa prevê medidas para facilitar o acesso das pessoas com deficiência à educação, saúde, habitação e transporte. Uma das ações é a criação de oficinas de produção de próteses e órteses (cadeiras de rodas, muletas, andadores) nas regiões Norte e Nordeste. No total, R$ 2,4 bilhões serão investidos até 2010 no plano.