A última pesquisa nacional do Vox Populi, publicada hoje pelo jornal Correio Braziliense, reforça o quadro para a disputa presidencial traçado por todos os levantamentos de intenção de votos divulgados nesta semana. O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, aparece com 64% dos votos válidos (soma de todos os votos menos os em branco e nulos) e José Serra (PSDB), com 36%.
Na sondagem anterior, o petista aparecia com 67% dos votos válidos e Serra com 33%. No primeiro turno, Lula obteve 46,44% dos votos válidos e Serra teve 23,20%.
Na intenção de votos geral, Lula passou de 60% para 58% e Serra foi de 30% para 32%. A movimentação dos dois aconteceu dentro da margem de erro, que é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos. A soma de votos em branco e nulos oscilou de 3% para 4% e 6% dos entrevistados disseram que não sabem em quem vão votar (eram 7% na pesquisa anterior).
Na pesquisa de voto espontâneo (quando o entrevistado diz em quem vai votar sem ter a lista de candidatos), Lula tem 57% e Serra, 30%. Segundo os dados do levantamento, há poucas possibilidades de o cenário se inverter, já que a maioria dos votos está consolidada: 86% dos entrevistados disseram que estão decididos e dificilmente seus votos mudarão. Entre os eleitores de Lula, o índice é de 89% e entre o eleitorado de Serra, 84%.
A taxa de rejeição de Serra continua sendo mais alta: 43% dos entrevistados dizem que não votariam nele de jeito nenhum, enquanto o índice de Lula é de 25%.
O Vox Populi também perguntou aos eleitores qual deveria ser a primeira medida a ser tomada pelo próximo presidente. A opção mais citada foi a criação de empregos: para 43% dos entrevistados, essa deveria ser a prioridade do novo governo. Em seguida vem o combate à violência (27%) e a luta contra a corrupção (16%). Só então são citados os temas econômicos – a queda da cotação do dólar (7%) e a queda dos juros (5%).
Semelhança
Todas as outras pesquisas desta semana mostraram resultados semelhantes. Segundo o Ibope, Lula tem 60% das intenções de voto (65% dos votos válidos) e Serra, 32% (35% dos votos válidos). No levantamento CNT/Sensus, o petista aparece com 57,8% (65,1% dos votos válidos) e o tucano tem 31,0% (34,9% dos votos válidos). Pelo Datafolha, Lula chega a 59% (66% dos votos válidos) e Serra, a 31% (34% dos votos válidos). A pesquisa Vox Populi, encomendada pelo Correio Braziliense, foi feita entre os dias 23 e 24. Foram ouvidos 2.502 eleitores.