A TV Brasil, nova emissora pública de televisão, entra no ar neste domingo, às 12h, rebatendo as críticas sobre os riscos de ingerência política. Ontem, o ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, e o ministro da Cultura, Gilberto Gil, gravaram na sede da TVE, no Rio, uma entrevista à jornalista Ivana Bentes explicando os rumos da TV. Os dois também responderam a perguntas de convidados. A mais incisiva foi a do escritor João Ubaldo Ribeiro, que disse temer que a TV Brasil sofra muita interferência do governo. Ubaldo ainda acrescentou: "Eu desconfio desta TV pública".

continua após a publicidade

Franklin disse que riscos de interferência política existem, e justamente por isso foi criado o conselho de notáveis para fiscalizar se a TV está cumprindo o seu papel. "Esse risco de interferência no jornalismo existe também na TV comercial. Acho que as outras emissoras deveriam fazer como a TV pública e ter um conselho com poder até para demitir o presidente da TV", provocou. Gilberto Gil disse que os rumos da TV Brasil são ditados pelo interesse público e não pela "Bolsa de Valores ou por interesses particulares".

A nova emissora será aberta às 12h com um vídeo explicando o que é a Empresa Brasil de Comunicação, a EBC, que controla a TV Brasil. Depois da execução do Hino Nacional, entra no ar a Revista Brasil, com entrevistas, reportagens e depoimentos. Zezé Motta, Maurício de Souza e Paulinho da Viola estão entre os artistas que brindam a chegada da nova TV. Por enquanto, apenas Rio, Brasília e São Luís, no Maranhão, exibirão a programação. Em São Paulo, a transmissão será feita pelo canal 69, em UHF. A TV vai estar também na internet no endereço www.tvbrasil.org.br, graças a uma parceria com a Rede Nacional de Pesquisa, ligada às universidades. Em dois meses, deve ser inaugurada a sede da TV Brasil em São Paulo, com tecnologia digital e analógica. Quando a TV digital estiver operando no Rio, em abril, as transmissões já serão feitas com a nova tecnologia. A TV Brasil tem um orçamento de R$ 350 milhões previsto para 2008.

continua após a publicidade