Rio – Os 2.620 turistas que desembarcaram do navio Queen Mary II, o maior transatlântico do mundo, no cais do porto do Rio, hoje cedo, foram recepcionados por integrantes da Escola de Samba Grande Rio. Eles têm uma prévia do Carnaval, numa festa preparada por cerca de 50 pessoas da agremiação – entre passistas, destaques, mestre-sala e porta-bandeira e componentes da bateria. Durante o feriado do Carnaval, o Rio deve receber outros sete transatlânticos, totalizando mais de 11 mil turistas.
Para a chegada do Queen Mary II foi necessária uma obra de dragagem de trechos da Baía de Guanabara, pois havia o risco de a embarcação encalhar. Foram retirados 85 mil metros cúbicos de dejetos da baía, aumentando de 9,7 para 10,6 metros a profundidade do local. O navio possui 345 metros de comprimento e altura equivalente a um prédio de 23 andares (72 metros).
Se a mordomia impera dentro do Queen Mary II, equipado com planetário (é único em navios), teatro, biblioteca e piscinas, a preocupação do lado de fora foi em garantir a segurança e o conforto dos passageiros.
Uma frota de 55 ônibus levará os turistas ao Sambódromo para assistir aos desfiles, enquanto isso, as ruas do centro e a zona portuária terão policiamento reforçado por cerca de 300 policiais militares.