Tucano diz que partido vai apoiar Greenhalgh

São Paulo – O vice-presidente do PSDB, Eduardo Azeredo (MG), afirmou ontem que o partido pretende apoiar o nome indicado pelo PT para a presidência da Câmara dos Deputados. Segundo ele, os tucanos não vão agir como agiram os petistas em São Paulo, que ajudaram na derrota de Ricardo Montoro, o escolhido do prefeito José Serra (PSDB) para a presidência da Câmara dos Vereadores. Montoro foi derrotado pelo também tucano Roberto Tripoli, que recebeu votos de vereadores do PT ligados à ex-prefeita Marta Suplicy.

Azeredo almoçou com Serra e, ao final do encontro, afirmou que o PSDB apoiará a candidatura de Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), escolhido pela bancada petista como candidato ao cargo de presidente da Câmara dos Deputados. O PT enfrenta problema semelhante ao do PSDB paulista, pois o petista Virgílio Guimarães (PT-MG) quer lançar candidatura avulso, sem o apoio oficial de um partido.

Em busca de apoio do Partido Liberal, Greenhalgh, candidato oficial do PT à presidência da Câmara, reuniu-se ontem com o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, para pedir apoio a sua candidatura. "Eu vim conversar com o vice-presidente sobre a situação da Câmara e também pedir apoio. Eu sou a pessoa que mais precisa de apoio", disse. Ele estava acompanhado do deputado Paulo Pimenta (PT-RS).

Depois do encontro, Greenhalgh disse que sua candidatura "vai caminhando e com o apoio do PL vai caminhar melhor". Afirmou ainda ter certeza de que Virgílio Guimarães (PT-SP) – que tenta lançar uma candidatura alternativa dentro do PT – desistirá da eleição. Alencar é presidente de honra do PL, partido dos deputados João Caldas (AL) e João Leão (BA), que coordenam o movimento Câmara Forte, que defende a candidatura de Virgílio Guimarães à presidência.

Em outra frente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversa nesta tarde com o presidente nacional do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), para tentar o apoio da sigla a Greenhalgh. A primeira ofensiva foi feita anteontem, no final da tarde, em uma conversa de uma hora e 40 minutos com a cúpula do PTB, integrada pelo ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, o líder do partido na Câmara, José Múcio Monteiro (PE), o deputado Luiz Antonio Fleury (SP) e o presidente nacional da legenda, Roberto Jefferson. O PT, por meio do seu presidente, José Genoino, também tentará nas duas próximas semanas garantir a vitória de Greenhalgh. Ele já tem encontros marcados com os presidentes do PSB, PL e PFL e com o vice-presidente do PSDB.

Genoino passou a manhã de ontem em Brasília ao telefone e acertou encontros com os presidentes dos partidos da base governista e de oposição para fechar um acordo que faça prevalecer o critério de proporcionalidade das bancadas na formação da Mesa Diretora da Casa. Na próxima semana, ele se encontra com o vice-presidente nacional do PSDB, senador Eduardo Azeredo (MG). Na avaliação do presidente petista, a conversa da manhã de ontem foi muito boa e há clima para um entendimento. Para a próxima semana, já estão acertados encontros com os presidentes nacionais do PSB, Miguel Arraes, e com o presidente do PL, deputado Waldemar Costa Neto (SP). Na quarta-feira da semana que vem, está confirmado o encontro com o presidente nacional do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo