TSE deve concluir 95% da apuração no domingo

Amanhã, em 44 municípios brasileiros, 27,3 milhões de eleitores irão escolher, em segundo turno, os prefeitos pelos próximos quatro anos. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Sepúlveda Pertence, promete ter 95% dos votos apurados até a meia-noite de domingo.

O TSE informou ontem que, até domingo, não haverá julgamento de recursos pendentes sobre os resultados do primeiro turno. E garantiu ainda que as 78 mil urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das eleições municipais já estão nos locais de votação. Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as urnas serão ligadas hoje, quando as zonas eleitorais serão montadas.

Todas as urnas foram testadas e a previsão do TSE é de que o eleitor gaste 30 segundos para votar. A Secretaria de Informática calcula que até a meia-noite de domingo 95% dos votos estarão apurados. Cerca de 500 mil pessoas, entre mesários e servidores da Justiça Eleitoral, estarão envolvidos com as eleições municipais.

Levantamento do TSE mostra que, no segundo turno, dos 88 candidatos a prefeito, 16 disputam a reeleição. A maioria dos candidatos tem entre 45 e 59 anos e curso superior completo. Apenas quatro municípios terão reforço de tropas federais para garantir a segurança do pleito: Belém (PA), Manaus (AM), Campina Grande (PB) e Campos dos Goytacazes (RJ).

No estado de São Paulo, unidade mais rica da Federação, estão 12 cidades onde haverá segundo turno – entre elas a capital, com seus 7,77 milhões de votantes. Campinas, Santo André, Osasco, Ribeirão Preto, Sorocaba, Santos, Diadema, São José do Rio Preto, Mauá, Piracicaba e Bauru – municípios que concentram outros 3,88 milhões de eleitores – completam a relação.

Haverá segundo turno em 15 capitais de estado, cinco delas com mais de um milhão de eleitores. Além de São Paulo, integram esta lista Salvador (1,58 milhão de votantes), Fortaleza (1,36 milhão), Curitiba (1,18 milhão) e Porto Alegre (1 milhão). As outras capitais são Manaus (908 mil eleitores), Belém (894 mil), Goiânia (791 mil), Natal (466 mil), Teresina (455 mil), Maceió (441 mil), Cuiabá (347 mil), Florianópolis (273 mil), Vitória (231 mil) e Porto Velho (226 mil).

Rio

Cinco municípios do interior fluminense terão segundo turno: Duque de Caxias, Campos, Niterói, Nova Iguaçu e São João do Meriti. Outros quatro estão no interior mineiro: Contagem, Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia. No Paraná haverá eleições em três cidades, além da capital: Londrina, Maringá e Ponta Grossa.

No Rio Grande do Sul, haverá segundo turno em dois municípios do interior: Caxias do Sul e Pelotas. As outras cidades onde haverá pleito domingo são Anápolis (GO), Campina Grande (PB), Cariacica (ES) e Jaboatão (PE).

O segundo turno nas eleições municipais é realizado apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores nas quais nenhum candidato tenha conquistado, em primeiro turno, mais de 50% dos votos válidos. De acordo com o TSE, 500 mil pessoas, entre mesários e servidores da Justiça Eleitoral, participarão do pleito, no qual serão utilizadas 78 mil urnas eletrônicas. Tropas federais garantirão a segurança do eleitor em Belém, Campina Grande, Campos e Manaus. O tribunal informou ainda que 16 dos 88 candidatos disputam a reeleição.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo