Agência Câmara

– Na madrugada de ontem, 72 horas após o encerramento da votação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o resultado final das eleições presidenciais de domingo. O total de votos válidos foi de 84.928.134. Os votos brancos passaram de 2,8 milhões, e os nulos foram mais de 6,9 milhões. As abstenções chegaram a 17,8% por cento.

Com 100% da apuração concluída, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o mais votado, com 39.443.765 votos. Em seguida, classificou-se José Serra (PSDB), com 19.700.395 votos. Como ninguém obteve maioria absoluta dos votos válidos, os dois primeiros colocados disputarão o segundo turno das eleições, no próximo dia 27.

Em termos percentuais, a votação dos quatro principais candidatos à Presidência da República foi a seguinte: Luiz Inácio Lula da Silva: 46,44%. José Serra: 23,2%. Anthony Garotinho (PSB): 17,87%.Ciro Gomes (PPS): 11,97%

Filas

O TSE anunciou que pretende discutir com os TRE soluções para que, no dia 27, não se repitam as filas que obrigaram muitos eleitores a esperar horas para votar no último domingo. Em razão dos atrasos, um dos últimos locais a encerrar a apuração dos votos foi o Distrito Federal, onde os candidatos Joaquim Roriz (PMDB) e Geraldo Magela (PT) vão disputar o segundo turno para o Palácio do Buriti. A Justiça Eleitoral também poderá anunciar alternativas para facilitar a justificativa do voto pelo eleitor que está fora de seu domicílio de origem.

continua após a publicidade

continua após a publicidade