Os quase 200 estudantes que ocupavam, desde a última segunda-feira, dia 5, a reitoria da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) , na Rua Monte Alegre, no bairro de Perdizes, zona oeste da capital, foram retirados por volta das 3 horas da madrugada deste sábado por mais de 100 soldados do 3º Batalhão de Choque da Polícia Militar. Não houve resistência por parte dos ocupantes do prédio, que saíram de maneira pacífica, nem atos de violência por parte dos policiais.

continua após a publicidade

Foi uma ação rápida: não durou mais do que 40 minutos. Houve um cerco policial e uma parte dos soldados da Tropa de Choque entrou na Universidade e exibiu o mandado judicial de reintegração de posse, expedido pelo juiz Felipe de Mello Franco da 24ª Vara Cível. Depois de uma breve conversa entre os líderes e o comandante, ficou acordado que não haveria prisões e que os estudantes sairiam pacificamente.

Não era intenção dos ocupantes da reitoria da PUC-SP deixar o local nesta madrugada. Na assembléia realizada na sexta-feira à noite, foram definidas as ações que aconteceriam no local durante o final de semana, para atrair um número maior de estudantes ao prédio.

continua após a publicidade