Os moradores de Montes Claros, em Minas Gerais, ficaram assustados na madrugada desta segunda-feira em consequência de três tremores de terra registrados na cidade, segundo o Corpo de Bombeiros. Cerca de 300 chamadas em função dos abalos foram recebidas pelos bombeiros. Apesar do susto, não houve danos matérias e ninguém ficou ferido. Os tremores foram sentidos à 1h50, 2h20 e 4h20.
De acordo com Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília, que não recebeu os dados da estação responsável em detectar os abalos sísmicos, foi feita uma estimativa sobre a magnitude dos tremores, baseados nos abalos registrados nos últimos anos. Segundo o pesquisador Lucas Vieira Barros, chefe do Obsis, a falta de dados não permitiu registrar precisamente a magnitude dos três abalos, sendo estimado em 3,0 na Escala Richter.
De acordo com o pesquisador, as medições de tremores no norte de Minas são feitas na estação de Caraíbas, instalada próxima a Montes Claros, que é capaz de detectar tremores acima de 1 da escala Richter, e controlada pela Obsis.
“Os dados são enviados por uma empresa terceirizada, a Rural Web, que foi contratada para cuidar da estação e para enviar para a Obsis os dados registrados, ao custo de cerca de R$ 500,00 mensais”, explica o pesquisador. Segundo ele, por falta de pagamento, a prestadora de serviços cortou o envio dos dados coletados pela estação Caraíbas.