O desembargador Eliezer Scherrer, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Acre, defende a criação de um programa institucional de treinamento de eleitores visando evitar problemas como o grande número de votos nulos e a demora na votação. ?Poderia ser um curso do tipo ?aprenda a votar??, propôs Scherrer, presidente da comissão apuradora do TRE acreano.
No interior do Estado, houve eleitor que demorou até dez minutos para votar e a eleição terminou com saldo recorde de votos cancelados: somando os brancos, nulos e abstenções a taxa se aproxima dos 30%. ?Eram muitos os números a serem digitados, o que acabou confundindo o eleitor?, disse Scherrer, que levou cola para votar corretamente.
A apuração dos votos atrasou, por conta de problemas em mais de cinquenta disquetes. A falha, segundo o TRE, se deu pela má qualidade do material. Além disso, as urnas de alguns municípios e vilas de seringueiros só chegaram a Rio Branco depois de 14 horas.
Consumado – No começo da noite de ontem (06), caciques do Movimento Democrático Acreano (MDA), coligação que faz oposição ao governador Jorge Viana (PT), dava como encerradas as eleições. ?Está consumado?, disse Isnard Leite, prefeito de Rio Branco e um dos fundadores do MDA. Viana foi reeleito com cerca de 65% dos votos válidos e construiu uma bancada sólida no Senado, na Câmara dos Deputados e na Assembléia Legislativa.
O MDA se prepara para formar novos quadros mas não vê o crescimento das esquerdas como um fato político inovador no Acre.
?A crise, o desemprego levaram as pessoas a um ato de desespero?, disse Osmir Lima, secretário-geral do PFL, que junto com o PMDB e PPB criou o MDA.Jorge Viana promete um governo de ?união e paz? na política. ?Vamos completar o trabalho que começamos a quatro anos?, disse.