O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) impugnou na noite de ontem (22), por 5 votos a 1, a candidatura à reeleição do governador do Acre, Jorge Viana, do PT. O tribunal acatou denúncia da coligação que apóia o candidato do PMDB ao governo do Estado, Flaviano Mello, de que Viana estaria fazendo irregularmente propaganda de seu governo. O governador vai recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com a denúncia, todas as placas do governo do Estado do Acre têm o desenho de uma árvore, símbolo do governo de Jorge Viana. Portanto, segundo os advogados da coligação, está caracterizada a propaganda ilegal, proibida pela Constituição. A árvore, que representa a Floresta Amazônica, estaria nas placas indicativas de estradas, nas secretarias, nos carros oficiais, entre outros locais. O ex-deputado Narciso Mendes, adversário político de Viana, citou, na ação, 702 vezes em que viu o símbolo em algum tipo de placa oficial.
Jorge Viana, que pretende impetrar no início da próxima semana recurso contra a decisão no TSE, passou o dia de hoje (23) em Manaus, onde participou da campanha política do candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). ?É assim que eles (os adversários trabalham), na madrugada e sempre às sexta-feiras?, disse o governador. ?Só há dois caminhos para evitar minha vitória: ou me matando ou me impugnando?. Jorge Araquém, advogado de Viana, desembargador aposentado e ex-presidente do TRE, disse, ao comentar a decisão do tribunal: ?O Acre está de luto?.