Transporte aéreo de passageiros recua 0,6% em fevereiro

O transporte aéreo de passageiros no País registrou queda de 0,6% em fevereiro em relação ao mesmo mês de 2008. O resultado foi o pior para fevereiro desde 2003, quando a taxa ficou negativa em 6,2%. A oferta de assentos, por sua vez, teve expansão de 8,2% no mês passado, na comparação com igual período de 2008. A taxa média de ocupação dos aviões ficou em 66%, o que representou um crescimento de cinco pontos porcentuais em relação ao aproveitamento de fevereiro de 2008.

Nos voos ao exterior, as companhias brasileiras registraram redução de 11% no fluxo de passageiros transportados por quilômetro (principal índice da aviação comercial), ante mesmo mês do ano passado. Já a oferta de assentos recuou 13,1%. A taxa média de aproveitamento dos aviões ficou em 66%, ou recuo de um ponto porcentual em relação à ocupação de fevereiro do ano passado.

A TAM manteve a liderança na demanda por voos nacionais em fevereiro, com participação de 49,82%. O grupo Gol/Varig veio logo em seguida, com 40,20% do fluxo de passageiros. Juntas, as duas maiores empresas aéreas do País responderam por 90,02% do transporte aéreo de passageiros no mês passado. Em terceiro lugar ficou a WebJet, com fatia de 3,74%. A OceanAir respondeu por 2,67% dos voos domésticos em fevereiro, seguida pela Azul Linhas Aéreas, que fez sua estreia em dezembro do ano passado, com 1,7%.

A TAM também continua na liderança dos voos ao exterior operados pelas empresas aéreas brasileiras, com participação de 85,14%. O grupo Gol/Varig ficou com a segunda colocação, com 14,65%. As duas companhias, juntas, responderam por 99,79% da demanda ao exterior.

O transporte aéreo de passageiros no País acumula crescimento de 5,1% no primeiro bimestre, em relação ao mesmo período do ano passado. A oferta de assentos, na mesma base de comparação, teve expansão de 9,2%. Já a taxa de ocupação das aeronaves teve média de 69%, ante 66% de janeiro a fevereiro de 2008.

No mercado internacional, o fluxo de passageiros transportados por quilômetro acumula queda de 9,4% nos dois primeiros meses do ano. A oferta de assentos também registrou recuo, de 10,8% no mesmo período de comparação. O aproveitamento médio dos aviões ficou em 70%, o que representou um recuo de um ponto porcentual em relação ao primeiro bimestre do ano passado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna