O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) considera um “grave retrocesso e uma afronta aos direitos dos consumidores” a aprovação, nesta terça-feira, 19, pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, do projeto de lei que retira o símbolo “T” do rótulo de produtos que contenham ingredientes transgênicos em sua composição.
“Ignoraram todos os protestos e repúdios registrados por dezenas de milhares de consumidores, estudiosos e órgãos públicos de todo o País. Em uma fração de apenas dois minutos, o PLC 34/2015 teve seu relatório apresentado, votado e aprovado pelos senadores presentes”, disse o Idec em nota. O instituto defende que as demais comissões do Senado rejeitem a medida. Com a aprovação na Comissão de Agricultura, o PLC 34/2015 será encaminhado para a Comissão de Assuntos Sociais, presidida pela senadora Marta Suplicy (PMDB/SP).
O Idec informa manter uma campanha contra o fim da rotulagem de transgênicos desde 2008, quando o PLC foi proposto na Câmara dos Deputados. A campanha já coletou 94 mil assinaturas.