154 mortos

Tragédia da Gol completa cinco anos no dia 29

O acidente da Gol, segunda maior tragédia aérea do Brasil, que ocorreu no dia 29 de setembro de 2006, está completando cinco anos. A catástrofe ocorreu quando o jato Legacy, pilotado pelos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, colidiu com o Boeing da Gol, deixando 154 vítimas.

Os familiares e amigos das vítimas, após cinco anos, ainda sofrem com a tragédia e lutam por justiça. Rosane Gutjahr, viúva de uma das vítimas da colisão, diz que os verdadeiros responsáveis pelo acidente ainda não foram punidos e lamenta a morte do marido. “Ainda sofro bastante com a perda do Rolf, mesmo depois de todo esse tempo. É revoltante, depois de cinco anos, ver que os pilotos norte-americanos continuam trabalhando normalmente, como se nada tivesse acontecido”, desabafa.

O processo criminal contra os dois pilotos está em andamento no Tribunal Regional Federal (TRF), em Brasília, que é o órgão que está julgando o caso em segunda instância. Na primeira instância do processo, o juiz federal Murilo Mendes de Sinop (MT), declarou os réus culpados e os condenou a quatro anos e quatro meses, com reversão de pena para prestação de serviços comunitários em uma entidade brasileira nos Estados Unidos.

Os familiares ficaram decepcionados com o resultado na primeira instância e, por meio do Ministério Público Federal (MPF) e dos advogados assistentes do MPF, Professor Dr. Cezar Bitencourt e Dr. Dante D’Aquino, recorreram da decisão juntamente.

Agora, com o início da segunda instância, as esperanças dos familiares estão renovadas. O que a Associação reivindica é que a licença para pilotar de Paladino e Lepore seja cassada e que a pena de serviços comunitários seja revertida para prisão em regime semi-aberto. “Toda nossa luta nestes cinco anos não será em vão. Temos muito otimismo de que no TRF receberemos uma pena compatível com as 154 mortes que eles causaram”, diz Rosane.

Como surgiu a associação

A Associação foi fundada em 18 de novembro de 2006, na cidade de Brasília, no Distrito Federal, com o objetivo de reunir e organizar os familiares e amigos das vítimas do acidente aéreo voo 1907, da empresa Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A, para lutar pela defesa de todos os direitos e interesses dos que sofreram com a morte de entes queridos.

Além disso, a Associação exige a apuração em todas as esferas administrativas e judiciais (cível e criminal) das causas que levaram à queda do avião, ocorrida no dia 29 de setembro de 2006, da mesma maneira que auxilia os familiares das vítimas a obter junto ao poder público e aos responsáveis pelo evento, todas as informações pertinentes sobre o sinistro, bem como obter o reconhecimento de seus direitos. É possível manifestar apoio seguindo o microblog Twitter no endereço @190_milhoes e também no Facebook. Mais informações pelo site http://www.associacaovoo1907.com/?l=que e adesão ao abaixo-assinado pelo site www.190milhoesdevitimas.com.br.