Traficantes desafiam governo no Espírito Santo

Rio – A Polícia Militar do Espírito Santo prendeu mais oito suspeitos de participação nos ataques a ônibus na Grande Vitória e encontrou ontem drogas, bombas de fabricação caseira, facas e aparelhos celulares durante vistoria nas penitenciárias do Estado, em que foi descoberto um túnel de dois metros de comprimento. A Secretaria da Segurança Pública do ES sustenta que a ordem para os atentados partiu de traficantes de drogas que estão presos – foi determinada ontem, a suspensão por uma semana, de todas as visitas e a entrega de malotes nos presídios.

A preocupação com a segurança no Estado levou ontem o governador Paulo Hartung a Brasília, para reuniões com os ministros da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e da Defesa, José Alencar. Antes de partir, Hartung disse que as decisões sobre o retorno das aulas na rede pública e a frota de ônibus ficarão sob responsabilidade da cúpula da Segurança Pública.

Pela manhã, o secretário da Segurança Pública, Rodney Rocha Miranda, anunciou que as aulas noturnas na rede pública estadual continuariam suspensas ontem pelo terceiro dia consecutivo. A orientação do governo estadual é que a mesma medida seja adotada na rede municipal e nas instituições particulares, inclusive faculdades, como ocorrera na segunda e na terça-feira. A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) suspendeu as aulas noturnas.

Foi mantida pela secretaria a redução de 70% da frota de ônibus das 20h às 6h da manhã. Dez ônibus foram incendiados da madrugada de quinta-feira a domingo – ao todo, 13 pessoas já foram presas sob acusação de participar dos ataques. Convocado pelo governo estadual, o Exército vai continuar patrulhando ruas e terminais rodoviários da Grande Vitória por tempo indeterminado.

As vistorias nos presídios foram realizadas simultaneamente pelo Batalhão de Missões Especiais da PM e por representantes da Secretaria estadual de Justiça. Na Casa de Passagem de Vila Velha, a polícia encontrou quatro aparelhos celulares, um carregador, pequena quantidade de maconha e cinco cachimbos usados para fumar crack. Na Casa de Custódia, também no município de Vila Velha, foi descoberto um túnel de aproximadamente dois metros de comprimento na cela cinco da galeria A, embaixo de um beliche. Lá, foram apreendidos um celular, quatro chips de celulares, maconha, uma agenda com vários números de telefones celulares, 37 aparelhos de TV, 17 aparelhos de som.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo