Uma operação conjunta da Polícia Civil do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, chamada “Olho de Shiva”, prendeu 15 pessoas nesta sexta-feira, 3. No Paraná, os policiais prenderam em Foz do Iguaçu cinco suspeitos de tráfico de drogas e de armas. A polícia informou que novos mandados de prisão devem acontecer nos próximos dias e elevar o número de prisões.
O delegado da 6ª Subdivisão Policial em Foz, Matheus Araújo Laiola, disse em conversa com jornalistas que as investigações devem continuar. “Com essas prisões vamos a partir de agora ouvir os suspeitos e lapidar a investigação e concluir o inquérito policial no prazo de 30 dias”, afirmou. Do total, sete foram presos em flagrante e oito por mandados de prisão.
Além da atuação com armas e drogas, o grupo também pode estar envolvido em uma série de roubos ocorridos na região da fronteira com o Paraguai. “Há envolvimento principalmente com tráfico de drogas, mas parte da quadrilha também atuava com os muambeiros”, informou.
Segundo a polícia, as investigações tiveram início no final de fevereiro, quando no dia 26 daquele mês uma jovem foi presa em Foz do Iguaçu com oito fuzis e seis quilos de pasta base de cocaína. A mercadoria é avaliada em R$ 600 mil. A Operação Shiva faz referência à venda de droga sintética que era comercializada em papéis com o desenho do olho do deus hindu Shiva. Em Medianeira, no oeste paranaense, a polícia também apreendeu um caminhão com 400 quilos de maconha que seguia em direção a Curitiba.