Trabalhadores protestam contra PT

São Paulo – A Força Sindical reuniu cerca de 15 mil pessoas ontem no centro de São Paulo em manifestação contra o alto nível do desemprego no País. “A taxa de desemprego atual é a maior da história desde 1995, e é por isso que estamos indo para a rua??, disse em entrevista o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho. Manifestantes levaram cartazes como o que dizia: “O medo está vencendo a esperança dos trabalhadores??, em texto exatamente oposto ao da campanha que elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os empregados de estabelecimentos de bingos, que foram proibidos por determinação do presidente Lula em 20 de fevereiro, repetiam o slogan de outras manifestações: “Zé Dirceu, o seu emprego custou o meu??, numa referência ao caso do ex-assessor da Casa Civil Waldomiro Diniz, que levou ao fechamento dos bingos. “Essa política que o presidente da República emprega, que faz com que os banqueiros ganhem dinheiro, está errada. Ele não foi eleito para isso. Nossa preocupação é fazer com que o governo mude sua política??, afirmou Paulinho, referindo-se à política econômica.

A Força Sindical apoiou o presidente Lula no segundo turno da eleição, apesar de ser rival da Central Ûnica dos Trabalhadores, historicamente ligada ao PT. O protesto se repetiu em outras cidades importantes brasileiras, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, onde trabalhadores do comércio, rodoviários, de indústrias metalúrgicas, de vigilância, de vestuário e calçados engrossaram a mobilização no centro da cidade.

O presidente do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre e diretor da Força Sindical no Estado, Nilton Neco, disse que a mobilização, realizada pela entidade em todo o País, quer chamar a atenção do governo para os índices de desemprego. As principais críticas, durante o ato, foram à política de juros e ao baixo crescimento econômico, disse o sindicalista.

Depois do ato, funcionários de bingos, apoiados pela Força Sindical, fizeram uma concentração em frente ao Palácio Piratini, sede do Executivo gaúcho.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo