O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) realizaram neste sábado (23) mutirão no município paranaense de Turvo, para a emissão de documentação de mulheres trabalhadoras rurais e assentadas da reforma agrária.
Este é o quarto mutirão realizado este ano no estado, dentro do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural ? os outros três foram em Ortigueira, São Jerônimo da Serra e Cerro Azul, e atenderam a 1.363 trabalhadoras.
O delegado regional do MDA, Reni Denardi, informou que foram emitidas 229 carteiras de identidade, além de 121 registros de nascimento e casamento, e 108 Cadastros de Pessoa Física (CPFs). Os números do mutirão em Tuvo ainda não foram contabilizados.
Dados do ministério apontam que a meta para este ano é levar o programa a 638 municípios. No ano passado, foram percorridos 263 municípios e emitidos 150 mil novos documentos. Ainda de acordo com o MDA, cerca de 80% das trabalhadoras rurais não possuem documentos básicos, como o CPF e a carteira de identidade.