Tortura é maior no Sudeste, aponta relatório

Embora a maioria das denúncias de tortura seja registrada na região Sudeste, a prática ocorre em todo o país. De acordo com relatório do SOS Tortura, serviço desenvolvido pela organização não-governamental Movimento Nacional dos Direitos Humanos em parceria com o Ministério da Justiça, nenhum estado brasileiro fica livre de ter pelo menos uma denúncia sobre esse tipo de crime. O documento foi divulgado hoje, durante solenidade, no Superior Tribunal de Justiça, que marca o Dia Mundial de Combate à Tortura.

O SOS Tortura recebeu, entre 30 de outubro de 2001 e 06 de junho deste ano, um total de 19.201 ligações, das quais 1.302 correspondem a denúncias de prática de tortura (1.094) ou tratamento desumano e degradante (207). As outras incluem trotes, ligações que são desligadas logo após serem atendidas ou pessoas que ficam mudas na linha. Esse procedimento, segundo o relatório, pode revelar que a população ainda tem medo de denunciar.

O estado de São Paulo concentra a maioria das denúncias de tortura (234), seguido de Minas Gerais (159) e Bahia (122). Em quarto e terceiro lugares estão, respectivamente, Pará, com 99 denúncias e Rio de Janeiro, com 82. O Amapá foi o estado que registrou menos denúncias, apenas uma, no período considerado pelo relatório.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo