Todo o Brasil vai fichar americanos

A Coordenação Geral de Imigração da Polícia Federal retransmitiu ontem a todas as unidades dos 26 estados e do Distrito Federal a decisão do juiz federal Julier Sebastião da Silva, que determina a identificação de americanos que desembarcarem no país. A Polícia Federal informou que a determinação será cumprida o mais rapidamente possível.

Na manhã e tarde de ontem, a polícia federal identificou 230 americanos que desembarcaram no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Os passageiros do vôo 8837 da Varig, vindo de Los Angeles, por exemplo, tiveram que enfrentar filas maiores que os brasileiros na alfândega. Os americanos foram fotografados e tiveram que deixar a impressão digital. Segundo a polícia, toda informação colhida será guardada em bancos de dados já existentes e a ?atividade auxiliará nas investigações sobre movimento de pessoas e crimes transnacionais?.

A Advocacia-Geral da União informou que examina em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores se recorrerá da determinação que obriga cidadãos americanos a serem fotografados e terem impressões digitais recolhidas ao desembarcar no Brasil. Até o momento, segundo a assessoria, não foi tomada qualquer decisão sobre o assunto.

O governo brasileiro já havia informado que pode recorrer da decisão da Justiça Federal. Mas, na avaliação do autor da determinação, uma contestação representaria desgaste político. Para o juiz Julier Sebastião da Silva, identificar e cadastrar todos os turistas não afetará a relação mantida entre o país e os Estados Unidos. Ele voltou a defender sua decisão:

?Os Estados Unidos não podem tratar discricionariamente os brasileiros, taxando-os de terroristas, sem qualquer evidência disso, e, ao mesmo tempo, liberar outros países, notadamente os países ricos?, reforçou o juiz. Além do Brasil, cidadãos de outros países da América Latina e da África, Ásia e Oriente Médio serão fotografados e terão as impressões digitais recolhidas nos aeroportos dos Estados Unidos, como medida de segurança.

Nos Estados Unidos, um porta-voz do Departamento de Segurança Interna dos EUA comentou a decisão do Brasil de identificar com fotos e impressões digitais os americanos que chegam ao Brasil. A medida foi reação à anunciada política do ?US-Visit?, que a partir do dia 5 de janeiro obrigará visitantes de países de América Latina, África, Ásia e Oriente Médio, a passar pelo mesmo procedimento ao chegar nos EUA.

Asa Hutchintson, porta-voz do Departamento de Segurança Interna, respondeu: ?Acho natural e damos as boas-vindas a países que querem garantir sua segurança?.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo