A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) no Brasil apresentou nesta quinta-feira, 5, uma nova ferramenta de busca e compra de passagens aéreas pela internet. Denominada NDC (Nova Capacidade de Distribuição, na sigla em inglês), a plataforma visa a facilitar a comparação de ofertas das companhias aéreas. O projeto está em fase de desenvolvimento e deve ser lançado em 2015.
O passageiro poderá escolher, por meio de um único sistema, o espaçamento para as pernas, refeições e bebidas a bordo, se fará embarque prioritário e até a contratação de serviços fora do avião, como acesso a salas VIP e aluguel de carros. O diretor da IATA no Brasil, Carlos Ebner, afirmou que esse modelo foi desenvolvido pensando em agências de viagens, mas que se estenderá a todos os interessados na compra de passagens. “Queremos que agentes de viagem tenham capacidade similar aos sites de empresas aéreas no acesso às ofertas”, afirmou Ebner.
Hoje as agências têm acesso a um sistema que mostra apenas a oferta de assentos disponíveis em um voo e, se o cliente solicitar um assento especial, elas não conseguem informar. Já as empresas aéreas oferecem apenas em seus sites produtos personalizados, como a escolha da comida a bordo. Assim, o passageiro não consegue comparar os serviços a não ser que faça buscas em sites de todas companhias.
“Com o NDC, as companhias vão competir entre si baseadas nos produtos e serviços oferecidos”, afirma Ebner.
Privacidade
Embora o modelo seja atraente para os consumidores, as agências de turismo veem com ressalva a nova plataforma. A Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav) se manifestou contra o projeto. Em carta, as associações de viagens declararam preocupação quanto à privacidade dos passageiros no sistema. A IATA informou que todas as etapas da pesquisa de preços poderão ser feita de forma anônima, de acordo com as regras internacionais de privacidade.