Na noite desta terça-feira (13) acontecerá a anual chuva de meteoros Perseidas, também chamada de “Lágrimas de San Lorenzo”. O fenômeno poderá ser visto aqui no Brasil e o pico será às 2 horas da madrugada, horário de Brasília. Segundo os meteorologistas da Somar, apenas em alguns pontos do extremo sul e norte do país, o tempo ficará fechado e não contribuirá para a visualização dos meteoros.
Hoje o céu terá poucas nuvens no oeste e norte de Santa Catarina e em todo Paraná. O tempo fica aberto também entre o Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e centro e leste de Minas Gerais, inclusive Belo Horizonte e centro-sul de Goiás. A massa de ar seco deixa o céu limpo em todo sertão nordestino, com destaque para Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
Somente em alguns locais do país a grande cobertura de nuvens deve impedir a observação do fenômeno. A chuva de meteoros será vista parcialmente no Acre, Rondônia e Mato Grosso. Na região Norte o tempo ficará muito nublado no Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Tocantins. O Estado com a pior visibilidade na noite de hoje será o Rio Grande do Sul, onde o céu deve ficar encoberto.
As nuvens, que cobrirão o céu do Estado gaúcho e de parte da região Norte, se formarão por causa da aproximação de uma nova frente fria. O sistema começa a organizar a umidade, que provocará chuvas ao longo da terça-feira e por isso já deixa o tempo encoberto hoje a noite.
Chuvas de Meteoro
Todos os anos a Terra cruza com a órbita do cometa Swift-Tuttle e essa aproximação provoca a chuva de meteoros no nosso Planeta. De acordo com os especialistas, quem quiser observar o fenômeno deverá olhar para a direção norte. A partir das 2 horas da manhã, quando a queda de estrelas cadentes for mais intensa, calcula-se que passem entre 10 e 15 meteoros por hora.