O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, apresentou nesta terça-feira (30) para secretários municipais e estaduais de saúde o pacote de investimentos de sua pasta, cujo lançamento é esperado para os próximos 30 dias. O projeto, chamado de "PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da saúde" prevê a ampliação do Programa de Saúde da Família para 40 mil equipes, a geração de 3 milhões de empregos diretos e indiretos e o aumento da riqueza produzida pela saúde em 7% ao ano.

continua após a publicidade

"É um projeto com começo, meio e fim", elogiou o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), Osmar Terra. Para colocar em prática o plano, Temporão reivindica R$ 36 bilhões extras, que podem ser fornecidos pelo governo ao longo dos próximos anos. "A idéia era que fosse quatro anos, mas há quem já fale em distribuir os recursos em seis", afirmou Terra.

O plano é composto por metas: ampliação da atenção básica, atenção hospitalar de qualidade, assegurar planos de saúde com qualidade para 50 milhões de brasileiros, garantir a segurança sanitária e reduzir o déficit comercial setorial anual em R$ 2 bilhões.

continua após a publicidade