São inúmeras as atividades que serão realizadas a partir desta quarta-feira, em todo o Brasil, por ocasião das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no país. As atividades estão sendo organizadas desde muito tempo e está sob coordenação da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil – ACCIJB, entidade fundada em setembro de 2003, tendo em vista o planejamento das comemorações deste ano.

continua após a publicidade

A iniciativa partiu da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa – Bunkyo, Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Federação das Associações de Províncias do Japão, Câmara do Comércio e Indústria do Japão no Brasil e Aliança Cultural Brasil-Japão.

A Associação reúne os representantes das principais entidades nipo-brasileiras, além das 40 entidades regionais mais representativas da comunidade, com voluntários que atuam em 16 comissões especialmente criadas para a comemoração do Centenário, ou seja, comissões ligadas à Cultura, Esportes, Eventos, Comunicação, Finanças, entre outras.

No Paraná

continua após a publicidade

Aqui no Paraná, as principais atividades devem se concentrar nas cidades de Curitiba, Maringá, Londrina e Rolândia, além de outras 60 cidades que deverão inaugurar um monumento à imigração.

Na capital, entres os dias 20 e 22 deste mês acontece o Imin Matsuri – Festival da Imigração Japonesa, além de uma Exposição de Arte Japonesa Moderna e Contemporânea e apresentações culturais. No dia 22, será feita a inauguração do Parque do Centenário – Imin 100. No dia 23, a Assembléia Legislativa fará a Celebração Oficial, do Estado do Paraná, do Centenário da Imigração.

continua após a publicidade

Nas cidades de Rolândia, Londrina e Maringá, onde a comunidade nipônica também possui grande representatividade, os eventos são os mais variados passando de exposições artísticas e culturais, até atividades esportivas.

Em Maringá, amanhã será realizada uma missa budista em homenagem aos primeiros imigrantes. No fim do dia será realizado nas principais avenidas da cidade a Parada do Centenário, com carros alegóricos. De acordo com Shudo Yasunaga, coordenador em Maringá das festividades, um dos carros irá simular o navio Kasato Maru, que trouxe os primeiros imigrantes. Em outro, algumas pessoas, entre elas crianças estarão caracterizadas com diversas profissões que os imigrantes atuaram e atuam na cidade.

No dia 22, além da inauguração do monumento à imigração, também será feita a apresentação da primeira etapa (já concluída), do Parque do Japão. Dentre as obras que serão apresentadas estão o Portal Japonês (Torii), o "Jardim Kako", cultivado por moradores da cidade japonesa de Kakogawa no Japão – cidade irmã de Maringá, um mirante, uma Casa de Chá, além do Ginásio Centro de Excelência do Judô – um complexo destinado ao aperfeiçoamento de atletas da modalidade.

Todas estas inauguração acontecem justamente no dia da visita do príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, à cidade. Esta será a 3ª vez que um membro da família Imperial Japonesa visita Maringá.

De 21 a 28 deste mês acontece, simultaneamente, na "Cidade-Canção", o 1º Campeonato Nipo-brasileiro de Balonismo e o Campeonato Brasileiro de Balonismo. Nestas competições estarão envolvidos 10 atletas vindos do Japão e 25 brasileiros.

O Príncipe

A vinda do Príncipe herdeiro ao Brasil tem escalas nesta quarta-feira, em Brasília, quando ocorre uma cerimônia oficial no Congresso Nacional. No dia seguinte, Naruhito, dá início à serie de visitas pelo Brasil. Os Estados visitados serão São Paulo, mais especificamente em Santos, aonde chegou no dia 18 de junho de 1908 o navio Kasato Maru, com o primeiro grupo de japoneses. Em seguida, o príncipe visitar o Paraná, Minas e Rio de Janeiro.