O Tribunal de Contas vai pedir a abertura de inquérito policial para investigar a autoria de uma tentativa de fraude no seu sistema de dados dirigido aos municípios. O Tribunal informou, ontem, que técnicos do órgão detectaram alterações nos valores da prestação de contas bimestral do município de Rolândia.
O diretor de Informática do Tribunal, Djalma Riesemberg, disse que as mudanças foram feitas nos saldos bancários da Prefeitura, mas que ainda estão sendo levantadas as áreas afetadas. Conforme Riesemberg, todas as prefeituras têm acesso ao sistema de informação municipal, onde são armazenados os dados da movimentação financeira do município desde 2003.
No caso de Rolândia, os técnicos descobriram que verbas foram remanejadas de um setor para outro para justificar as aplicações obrigatórias de recursos constitucionais na saúde e educação. Somente com a prestação de contas bimestral aprovada pelo TC é que as prefeituras conseguem obter as certidões para receber novos repasses públicos, explicou. O Estado procurou ontem o prefeito de Rolândia, Eurides Moura (PMDB), mas sua assessoria disse apenas que se tratava de "um equívoco" e não quis se pronunciar sobre o caso.