As operações para tentar resgatar a carga com as nove experiências que foram ao espaço no foguete VSB-30, ontem, foram definitivamente suspensas pela Força Aérea Brasileira (FAB) e pela Marinha do Brasil. A operação foi batizada de Cumã II. Na reentrada na atmosfera houve problemas e o pára-quedas que deveria amortecer a queda acabou não abrindo, o que ocasionou a perda da carga. É a segunda vez que se perde a carga de um foguete usado em proveito do programa brasileiro de pesquisa em microgravidade.
Com isso pelo menos três das experiências embarcadas ficaram comprometidas porque não se vai ter as amostras que foram submetidas a um ambiente com pouca ou nenhuma força gravitacional. Os outros seis experimentos dependiam apenas dos dados que foram enviados pela telemetria via rádio. Os dados coletados para estas seis experiências já estão sendo analisados pelos pesquisadores.
Porém nem todos ficaram satisfeitos com os dados da telemetria. "Temos dados apenas do mecanismo que foi usado para fazer a mistura. Sabemos que lê funciona, mas sem as amostras não poderemos estudar o que aconteceu lá em cima e não podemos tirar conclusão", lamentou o professor Alessandro Laneve, da FEI, e que já é um veterano do programa espacial brasileiro.