SUS precisa avançar no atendimento de pessoas com deficiência

O Sistema Único de Saúde (SUS) ainda precisa avançar no atendimento de pessoas com deficiênta e pacientes necessitados de reabilitação locomotora. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (16), em Curitiba, pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ao inaugurar o Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura unidade planejada para ser referência na área em toda a Região Sul do país.

Muitos pacientes acabam se tornando um fardo para suas famílias por causa da deficiência do sistema público em atender pacientes com seqüelas de acidente vascular cerebral [AVC], câncer, armas de fogo e tantos outros acidentes , afirmou Temporão. Segundo ele, com a nova unidade, o Paraná preenche uma lacuna e elimina a necessidade de pacientes serem encaminhados para tratamento em outras cidades, nos hospitais da Rede Sarah Kubitschek, referência no atendimento a deficientes físicos e em reabilitação locomotora.

O ministro informou que o centro hospitalar inaugurado nesta segunda-feira foi planejado para atender a uma demanda de aproximadamente 14,5% da população paranaense, estimativa correspondente ao número de pessoas com deficiência no estado.

O governador Roberto Requião informou que o projeto arquitetônico teve apoio do melhor hospital do gênero no mundo, o Instituto de Reabilitação de Montreal, no Canadá, e disse que não haverá atendimento privado na unidade paranaense. "Todas as pessoas, independentemente da renda, terão o mesmo direito. É uma referência para o Paraná e o Brasil.

O centro de reabilitação estava em funcionamento desde o dia 31 de março deste ano, com procedimentos ambulatoriais, consultas médicas, atendimento de fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia, com média diária de 80 pacientes. Até 30 de maio havia atendido 2.516 pessoas. Com área de 10,3 mil metros quadrados, em sua fase plena, o hospital terá 68 leitos e14 unidades de terapia intensiva (UTIs), centro cirúrgico e atendimento completo em diversas especialidades.

O governo paranaense investiu R$ 35 milhões em obras e na aquisição de equipamentos de última geração, sendo o principal destaque o laboratório de marcha, que será inaugurado no mês que vem com completo sistema digital que oferecerá dados precisos para facilitar o diagnóstico.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo