O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) ocupou a tribuna nesta quinta-feira (6) para defender o lançamento da candidatura do senador Pedro Simon (PMDB-RS) à presidência do Senado. Apesar de Simon ser um político independente, com origem na corrente histórica conhecida como "PMDB autêntico" e autor de freqüentes críticas ao governo, Suplicy afirmou que o senador gaúcho seria o melhor nome para a presidência da Casa.

continua após a publicidade

Desde ontem, o senador petista vem fazendo sondagens junto a parlamentares da base aliada e da oposição, tentando estimular a candidatura de Simon, mas este não fez até agora nenhum movimento nesse sentido. Ontem, quando a bancada de senadores do PMDB se reuniu para discutir a sucessão no Senado, Simon não apresentou seu nome.

Apesar de quatro senadores do PMDB já terem anunciado a decisão de concorrer ao cargo antes ocupado pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL), a torcida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua sendo para que senador José Sarney (PMDB-AP), aliado do governo e ex-presidente da República e do Senado, entre oficialmente na disputa. Em relação a Simon, o governo ainda não desistiu da tentativa de convencê-lo a votar a favor da emenda que prorroga a vigência da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), uma vez que seu Estado de origem o Rio Grande do Sul, enfrenta grave crise financeira e necessita dos repasses de recursos da CPMF.

continua após a publicidade