O apagão que atingiu ontem dezenas de municípios de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro também deixou moradores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina sem luz, segundo distribuidores de energia nesses Estados.
No Rio Grande do Sul, ao menos 712 mil clientes ficaram sem luz entre o final da tarde e o início da noite, de acordo com as três empresas responsáveis pela distribuição de energia no Estado.
Em Santa Catarina, a Celesc, responsável pela distribuição em mais de 90% do território do Estado, informou que várias cidades tiveram interrupção, mas não soube dizer quantos clientes foram afetados.
De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema), o apagão ocorreu devido a uma falha no sistema interligado de energia do país. A falha foi detectada às 17h43 e acionou um sistema de segurança que reduziu o fornecimento de energia para as distribuidoras.
Com isso, cada empresa teve de reduzir a carga, fazendo cortes seletivos de abastecimento para evitar que todo o sistema fosse desligado.
Em São Paulo, 1,5 milhão de clientes ficaram sem energia em dez cidades, segundo a Eletropaulo. Na capital, faltou luz em 20 bairros, entre os quais Mooca, Tatuapé, Santo Amaro, Ipiranga, Guaianazes, Capão Redondo, Saúde e São Mateus.
A energia também foi interrompida nos municípios de São Bernardo do Campo, Diadema, Itapecerica da Serra, Itapevi, Juquitiba, Cajamar, Santana do Parnaíba, Jandira e Taboão da Serra.
Segundo o ONS, o fornecimento foi interrompido por dois minutos, mas o religamento foi demorado. De acordo com a Eletropaulo, só às 20h21 a energia foi completamente restabelecida no Estado de São Paulo.