STF começa a julgar “núcleo central” do mensalão

Começou a sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) que analisa as acusações do procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, a respeito do esquema do mensalão. O item mais importante a ser julgado é o que acusa por formação de quadrilha o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o deputado José Genoino (PT-SP) e o ex-secretário geral do PT Sílvio Pereira. O grupo é considerado pelo procurador como "núcleo central" do suposto esquema de corrupção. Caso o Supremo acolha a denúncia, eles passam a ser considerados réus do processo.

Na sexta-feira, esse mesmo grupo conseguiu a primeira vitória no STF, quando o tribunal recusou a acusação de crime de peculato – desvio de verba pública cometido por funcionário governamental – que pesava sobre eles. Também são acusados de formação de quadrilha o publicitário Marcos Valério, apontado como operador do mensalão, e seus ex-sócios Rogério Lanza Tolentino e Ramon Hollerbach Cardoso.

Durante os três primeiros dias de julgamento, entre quarta e sexta-feira da semana passada, o STF acolheu a denúncia contra 19 das 40 pessoas supostamente envolvidas com o esquema, entre políticos, empresários e dirigentes de instituições financeiras.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo