O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou hoje que, se necessário, irá convidar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para “fazer e comer junto um porco no rolete”, como mais uma forma de convencimento à população de que a ingestão de carne do animal não causa a gripe suína em humanos. “Informamos os importadores que não se preocupem com a carne suína e os brasileiros que sigam comendo a carne produzida aqui, porque não tem absolutamente nenhum problema”, disse, ao visitar a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), principal feira do agronegócio da América Latina, que termina hoje na cidade paulista.
O porco no rolete é basicamente um churrasco feito com o animal inteiro. É um prato típico do Paraná, estado no qual Stephanes tem sua base eleitoral e foi eleito deputado federal, cargo do qual se licenciou para assumir o Ministério da Agricultura.
Stephanes comemorou ainda a nova denominação de influenza A dada à gripe suína pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE). “É o nome efetivamente a ser adotado, porque não tem suíno infectado no mundo com isso”, afirmou o ministro, que elogiou a estrutura do País para o monitoramento e o controle da doença mesmo sem casos confirmados. “Pode até ser que aconteça no Brasil, que tem estrutura para rapidamente isolar pessoas”, disse.