‘SP tem zeladoria falha e irregular’, diz professor

O problema de São Paulo está na centralização dos contratos de prestação de serviços. É o que afirma o professor de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie Valter Caldana. “A política de zeladoria da cidade é sempre muito falha e irregular. Isso não é um problema desse governo. Se hoje a falha está na limpeza, há alguns anos estava na iluminação pública. Daqui a alguns anos, o problema já vai ser outro.”

Para ele, a saída possível é focar os serviços em empresas menores e dar maior poder às subprefeituras. “Os contratos hoje são milionários e envolvem interesses enormes. O ideal é descentralizar, aumentando efetivamente a capacidade de fiscalização das subprefeituras. Isso também aumenta a fiscalização das comunidades.”

Economia. Para o arquiteto e urbanista Henrique de Carvalho, do Ateliê de Arquitetura Tanta, é “visível” que a cidade tem economizado em manutenção. “Há acúmulo de lixo, demora para recolher entulho e falta de cuidado com parques, praças, áreas públicas e de circulação. O trabalho de limpeza e de manutenção é muito burocrático.”

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo