A partir de 1º de janeiro de 2008, as solicitações de vistos para os Estados Unidos serão feitas apenas por meio de um formulário eletrônico – Electronic Visa Application Form (EVAF). As seções consulares dos EUA não aceitarão as solicitações de visto apresentadas com o formulário DS-156, que é preenchido manualmente ou datilografado, a partir da implantação desse novo procedimento. De acordo com a assessoria da embaixada norte-americana, esta medida visa aumentar a eficiência do processo de solicitação de vistos.
O formulário online de solicitação de visto já está disponível no site http://evisaforms.state.gov. No dia da entrevista, o solicitante deve apresentar uma cópia impressa do formulário com código de barras, preenchido e assinado. "O código de barras impresso na última página do formulário contém as informações que o solicitante forneceu e nos ajuda a processar a solicitação mais rapidamente", disse o cônsul geral dos EUA, Simon Henshaw, em nota. A embaixada norte-americana ressaltou que os turistas, estudantes e não-imigrantes que não tiverem o formulário eletrônico preenchido não poderão ser entrevistados.
Além de acelerar e facilitar o processamento de pedidos de vistos, segundo a embaixada, o EVAF oferece vantagens como maior proteção das informações pessoais fornecidas no formulário de solicitação. "A segurança e privacidade do EVAF já foram comprovadas por milhões de solicitações processadas desde sua implementação em 2003", afirmou o cônsul geral dos Estados Unidos. Segundo ele, os pedidos de vistos feitos no Brasil saltaram de 165.000, em 2005, para 385.000, em 2007. "Estamos fazendo o que podemos para aumentar nossa eficiência e melhor servir àqueles que querem visitar os Estados Unidos", completou Henshaw, em comunicado.