O ministro da Defesa, Nelson Jobim, vai encaminhar o nome da sua assessora especial, Solange Vieira, funcionária de carreira do BNDES, para uma das diretoras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Diante da dificuldade de encontrar nomes para a diretoria, o ministro decidiu indicar Solange para uma diretoria da agência. A decisão faz parte de uma estratégia do ministro para que num segundo momento Solange assuma a presidência da Anac, tão logo o atual presidente, Milton Zuanazzi, deixe o cargo, sob pressão.
Ele já havia informado, anteriormente, que pretendia designar Solange para a nova Secretaria de Aviação Civil, que será criada para controlar e fiscalizar o cumprimento das regras estabelecidas pelo governo tanto na Anac quanto na Infraero e no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
O governo tem articulado para que Zuanazzi se afaste do cargo, a exemplo de outros diretores que assim como ele, tinham mandato. Mas Zuanazzi tem dado demonstrações claras de que não tem disposição de deixar o cargo e que vai brigar por ele.