Mais duas cidades de Santa Catarina decretaram estado de emergência hoje, o que eleva para 16 o total de municípios nesta situação devido às fortes chuvas dos últimos dias. Uma cidade decretou estado de calamidade pública. Segundo boletim da Defesa Civil estadual, 667.166 pessoas foram afetadas pelas chuvas em 71 municípios. Deste total, 12.902 estão desabrigadas (aquelas que perderam tudo e necessitam de abrigos públicos) 34.866 estão desalojadas (aquelas que podem contar com a ajuda de familiares e vizinhos). Uma pessoa morreu e três ficaram feridas.
As 16 cidades que estão em situação de emergência desde a última quarta-feira são: Angelina, Alfredo Vagner, Bocaina do Sul, Brusque, Caçador, Correia Pinto, Ituporanga, Leoberto Leal, José Boiteux, Navegantes, Pouso Redondo, Rio das Antas, Rio dos Cedros, São João Batista, Tijucas e Witmarsum.
O prefeito de Rio do Sul, Milton Hobus, decretou situação de calamidade pública na cidade por causa das inundações e deslizamentos de terra desde a madrugada de quinta-feira. Chove de forma constante no município e em diversas regiões do Alto Vale do Itajaí. A barragem de Ituporanga está com quatro das cinco comportas abertas. A barragem de Taió ocupa em torno de 60% da estrutura.
Pelo menos seis abrigos oficiais foram abertos pela Secretaria de Assistência Social e Habitação para atender as famílias que tiveram de sair de casa. Há pelo menos 52 famílias em abrigos nos bairros Sumaré, Santa Rita, Bela Aliança, Progresso e Barragem. O Corpo de Bombeiros, as polícias Civil e Militar também auxiliam na retirada de famílias de locais onde há inundações.
