Sobe número de amputações por acidente de trânsito

Dados divulgados nesta segunda-feira, 15, pela Secretaria Estadual da Saúde revelam que, nos últimos dois anos, aumentou o número de amputações por acidentes de trânsito no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, o maior da cidade. Foram 13 casos em 2011, ante 26 no ano passado. Ao longo da vida de uma pessoa, o custo da amputação de um membro pode chegar a R$ 500 mil, entre compra de próteses, reabilitação e consultas.

De acordo com a pasta, a grande maioria (80%) das ocorrências é causada por acidentes de motos. Além disso, os membros inferiores das vítimas são os mais atingidos.

O levantamento mostra que 80% dos esmagamentos de membros “são passíveis de reconstrução”. Já um décimo dos casos levam a amputação imediata, no próprio local do acidente. Nos outros 10% das ocorrências existe a tentativa inicial de preservação dos membros, mas eles acabam sendo amputados na hospitalização.

Esses pacientes passam, em média, por três procedimentos cirúrgicos. Do total de internados, 40% “voltam a ter um nível funcional bom” e 30%, “muito ruim”, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.

Além dos problemas físicos, os pacientes também podem enfrentar problemas de ordem psicológica e social, como divórcios, depressão, desemprego e desmoralização. Neste caso, de acordo com a pasta, mulheres, fumantes, idosos e pessoas com doenças prévias “podem ter maior probabilidade de apresentar complicações neste tipo de trauma”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna