O volume do Sistema Cantareira, principal manancial de abastecimento da Grande São Paulo, voltou a subir neste sábado, dia 12, no 26º dia consecutivo de alta. De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp), o aumento foi de 0,6 ponto porcentual, para 61,2% da capacidade. Considerando-se apenas o volume útil das represas, sem o acréscimo do chamado volume morto, o sistema opera com 31,9% da capacidade.

continua após a publicidade

Nas últimas 24 horas, choveu sobre o manancial 5,6 mm, elevando para 152,3 mm o acumulado do mês. A média histórica para março é de 178 mm.

Todos os outros reservatórios utilizados para abastecer a Grande São Paulo também registraram aumento no volume. O mais expressivo se deu no Rio Grande, com 1 ponto porcentual, para 97% da capacidade.

Já o índice do Guarapiranga neste sábado é de 88,7%, incremento de 0,9 ponto porcentual. No Alto Tietê, o avanço foi de 0,8 ponto porcentual, para 42,6%, enquanto no Alto Cotia, de 0,5 ponto porcentual, atingindo 104,6% da capacidade.

continua após a publicidade

Na média, todos os mananciais que abastecem a região metropolitana de São Paulo subiram 0,7 ponto porcentual, para um volume também médio de 60,8% da capacidade total.