Sistema aumenta segurança dos portos

Rio – O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, lançou ontem, no porto do Rio, o Sistema Nacional de Núcleos Especiais de Polícia Marítima (Sinapom). Na solenidade houve também a entrega de novos equipamentos para atender a exigências do Código Internacional de Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code, sigla em inglês). A cerimônia ocorreu na Estação de Passageiros, no Píer Mauá. O ISPS Code consiste numa série de medidas de segurança que devem ser adotadas pelos portos dos países filiados à Organização Marítima Internacional, instituição vinculada à ONU.

Com um investimento de R$ 31 milhões, serão integrados os núcleos do Rio e de Santos com os recém-criados de Sepetiba (RJ), Rio Grande (RS), Itajaí (SC), Paranaguá (PR), Foz do Iguaçu (PR), Vitória (ES), Salvador (BA) e Itaqui (MA).

Com o reforço do policiamento dos portos e do litoral no entorno, a Polícia Federal espera aumentar a repressão a crimes como a pirataria, o tráfico de drogas e de armas, a imigração ilegal e a degradação ambiental.

Para a implantação do Sinapom foram treinados mais de 50 agentes, que se somarão aos 37 que já trabalham na Polícia Marítima. Também foram compradas 11 novas lanchas de 45 pés e botes que alcançam mais de 100 km/h.

?Segurança pública não se faz por milagre, não se faz por teorias. Segurança pública é passo a passo, é tijolo após tijolo, compra após compra de equipamentos indispensáveis, a fim de que se estruture a possibilidade de a gente viver num Brasil seguro?, disse Bastos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo