Sete regiões de MG recebem alerta para chuvas fortes

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) divulgou alerta hoje para a possibilidade de temporais em diversas regiões de Minas Gerais até quinta-feira. A chegada de uma nova frente fria projeta “eventos adversos” no Estado, segundo a Cedec, trazendo fortes chuvas para as regiões sul, Zona da Mata, Campo das Vertentes, oeste, Triângulo Mineiro, leste e área metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com o órgão, as precipitações no período devem variar de 40 a 80 milímetros de água.

De outubro – quando tem início o período chuvoso – até hoje, 112 municípios mineiros já haviam comunicado à Cedec problemas com as chuvas, sendo que 65 decretaram situação de emergência. Mas deste total, apenas dois decretos foram reconhecidos pelo Estado.

Os últimos comunicados de inundações foram emitidos pelas cidades de Belmiro Braga e Caputira, na Zona da Mata, região mais próxima do Rio de Janeiro. Conforme o balanço da Defesa Civil, desde o início do período chuvoso 16 pessoas morreram em decorrência dos temporais, 13.662 ficaram desabrigadas – pessoas que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos – e 2.022, desalojadas – as que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares.