Sesi inaugura programa nacional de alfabetização

Rio ? A inauguração da primeira turma no Rio de Janeiro do programa nacional do Sesi em apoio ao projeto “Por um Brasil Alfabetizado”, do Ministério da Educação, representa o início de um ambicioso programa de parceria desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que prevê somente este ano a alfabetização de 10 mil pessoas acima de 15 anos de idade, disse hoje o presidente da entidade, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.

Ao todo, a Firjan vai criar 500 turmas de alfabetização em quatro municípios da região metropolitana do Rio – Rio de Janeiro, São Gonçalo, Nova Iguaçu e Duque de Caxias – onde, segundo o IBGE, existem 330.502 analfabetos acima de 15 anos. O número de analfabetos em todo o Estado supera a marca de 715 mil pessoas.

A escolha do Rio de Janeiro para inauguração do projeto e a parceria com a Firjan se devem ao fato de que foi no SESI-RJ que se desenvolveu a metodologia escolhida pelo SESI nacional para o amplo programa de alfabetização, o Transformar, que pretende atingir 2 milhões de brasileiros com mais de 15 anos até o final do governo Lula.

Em todo o país, o Ministério da Educação planeja atender a 20 milhões de pessoas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo