Mais de 1,6 milhão de jovens devem se alistar este ano no Exército, Marinha ou na Aeronáutica, de acordo com a expectativa do Ministério da Defesa. O período de alistamento para o serviço militar obrigatório teve início na última quarta-feira (2), em todo o Brasil. Até 30 de abril, jovens que completam 18 anos em 2008 deverão comparecer à Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência para fazer o alistamento, a primeira etapa do processo seletivo.
A segunda fase, a da seleção, será realizada no período entre julho e outubro. Devem ser convocados cerca de 600 mil jovens de todo o país para os testes físicos, psicológicos, culturais e morais, segundo a assessoria do Ministério da Defesa. Os reprovados nessa fase recebem o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).
Na terceira etapa, realizada sempre no ano seguinte ao do alistamento, é feita a distribuição de cerca de 400 mil jovens nas organizações militares, onde eles deverão se apresentar para os trabalhos finais da convocação.
Na quarta e última fase de seleção, que deve ocorrer em fevereiro de 2009, os alistados apresentados nas Forças Armadas serão novamente submetidos aos exames de seleção físico, psicológico, cultural e moral, com o objetivo de constatar possíveis problemas que surgiram nesse intervalo.
De acordo com a assessoria do ministério da Defesa, a média anual de incorporados é de aproximadamente 97 mil jovens, os outros candidatos recebem dispensas e são colocados no excesso de contingente. No final do processo são selecionados apenas os candidatos que possuem perfil adequado para exercer as atividades nos quartéis.
De acordo com a Lei nº 11359, os recrutas recebem ajuda de custo de R$ 207 e auxílio-transporte. Para se alistar, o candidato deve apresentar certidão de nascimento e duas fotos 3X4.