Serra diz que pretende investir R$ 18 bi em saneamento

O candidato da Grande Aliança a presidente, José Serra (PSDB-PMDB), afirmou hoje, em Belo Horizonte, que pretende investir R$ 18 bilhões em saneamento básico durante os quatro anos do eventual governo, caso seja eleito. Com o dinheiro, Serra estima que seria possível aumentar de 80% para 100% o porcentual da população urbana atendida por água tratada; pular de 20% para 40% o nível de esgoto tratado, e de 40% para 80% o índice de coleta de dejetos.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) seria uma das principais fontes de recursos para o setor, ao lado da habitação. Para tanto, ele defendeu a necessidade de mudar-se o conceito de ?déficit público?, uma vez que, pelos atuais critérios, mesmo que o setor público financie uma concessionária privatizada, a contabilidade exige que o valor seja encaixado no déficit oficial. ?O FGTS deve financiar as companhias de saneamento sem que isso seja classificado como déficit?, disse.

Serra lembrou que foi um dos responsáveis pela criação do Projeto Alvorada. O candidato da Grande Aliança a presidente disse que, na gestão dele no Ministério da Saúde, o Alvorada foi responsável por investimentos na área de saneamento, incluindo a compra de aparelhos sanitários para população carente.  ?Sei, por experiência própria, que é muito melhor investir em saneamento que em tratamento de doenças?, disse.

Serra participou hoje do 74.º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), na capital mineira. A reunião é promovida pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo