São Paulo – Pesquisa do Instituto Datafolha, publicada pela Folha de S.Paulo, mostra que a avaliação do prefeito José Serra melhorou. Depois de ter tido 37% de avaliação ruim ou péssimo no término de seus primeiros três meses de gestão, o prefeito de São Paulo obteve 30% de bom ou ótimo em pesquisa realizada neste mês de julho. O percentual de ruim ou péssimo caiu para 23%. Entre os pesquisados, 44% disseram que a gestão é regular – na pesquisa anterior, de abril, este percentual era de 37% – e 4% não souberam avaliar. A margem da pesquisa, feita com 1.002 pessoas, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Segundo o Datafolha, Serra é o prefeito mais bem avaliado nos últimos 20 anos ao completar seis meses no cargo. Em período semelhante, Marta Suplicy (2001-2004) alcançou 20% de avaliação ótima ou boa e Celso Pitta (1997-2000) teve 19%. Mesmo com uma avaliação melhor, 61% dos entrevistados disseram que ele fez menos do que o esperado até agora. O prefeito é visto como humilde (61%) e simpático (68%) pela maioria dos que responderam a pesquisa e 43% dizem que ele trabalha muito.
José Serra continua cotado para ser candidato do PSDB às eleições presidenciais de 2006, mas assumiu compromisso durante a campanha de não deixar no meio sua gestão como prefeito de São Paulo. Segundo a pesquisa, 67% são contra ele disputar o cargo de presidente da República. Apenas 28% dizem que ele deveria se afastar. Apesar disso, metade dos entrevistados acredita que ele vai disputar a presidência.
Ao saber da pesquisa, Serra negou que seja candidato à presidência da República. "Fico satisfeito quando sou bem avaliado pela população do Brasil inteiro", afirmou.
"Não existe, neste momento ou no futuro. Eu não sou candidato", disse. "Agora, fico contente com os bons resultados das pesquisas presidenciais, porque estou na vida pública", comentou. "Fui ministro, fiquei no plano nacional por muito tempo. O fato de que eu seja muito bem avaliado pela população para mim é gratificante. Mas isso não significa que eu seja candidato. Uma coisa é pesquisa, outra é candidatura.?