A leitura da sentença das turistas inglesas Shanti Simone Andrews e Rebecca Claire, acusadas dos crimes de falsidade ideológica, falsa comunicação de crime e tentativa de estelionato, foi marcada para amanhã. Segundo o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a decisão será divulgada às 15 horas pelo juiz Flávio Itabaiana de Oliveira Nicolau, titular da 27ª Vara Criminal.
A audiência de instrução e julgamento das inglesas foi encerrada por volta da meia noite de segunda-feira, com as alegações finais da defesa das turistas. Formadas em Direito, as duas foram presas no dia 26 de julho, ao registrarem a ocorrência de um furto na Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat). O objetivo era obter vantagem com o golpe do seguro. Na audiência, elas confessaram os crimes e disseram que estavam arrependidas. As acusadas informaram também que estão viajando há nove meses por diversos países do mundo e que tomaram conhecimento desse tipo de golpe em conversa com outros turistas. Elas entraram no Brasil por Foz do Iguaçu, vindas da Argentina.
O suposto furto dos objetos, como celular, câmeras digitais, laptop e dinheiro, teria ocorrido durante viagem no ônibus que as trouxe de Foz do Iguaçu para o Rio de Janeiro, no dia 13 de julho. As turistas estão respondendo ao processo em liberdade. Elas estão hospedadas num apart hotel em Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro.