A Senadora Marina Silva (PT-AC) visitou hoje a vigília montada pelo Greenpeace na Esplanada dos Ministérios para dar seu apoio à listagem do mogno – espécie mais valiosa da Amazônia – no Anexo II da Cites (Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas).
“Apesar da moratória de 1996, ainda existe uma exploração irregular muito significativa do mogno. Minha posição é favorável à inclusão no Anexo II porque as medidas que nós temos hoje no Anexo III não são suficientes para a proteção dessa espécie”, disse ela.
A Senadora, que diz ter uma relação bastante “sentimental” com as árvores – e em especial com o mogno, bastante presente no Acre, sua terra natal -, deu uma breve entrevista coletiva, falou sobre a importância de se proteger o mogno e tirou fotos abraçada com a árvore e com os ativistas do Greenpeace.
“Podemos ter uma combinação do poder público, setor industrial e compradores, no sentido de educar o mercado para que a atividade possa ser feita de forma sustentável”, disse ela.
Os países signatários da Cites estão reunidos em Santiago do Chile até o dia 15 de novembro e a vigília permanecerá montada até o dia da votação da proposta referente ao mogno.