O senador Pedro Simon irá à França convidar a ex-refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), a franco-colombiana Ingrid Betancourt, a visitar o Brasil, anunciou a assessoria de imprensa do senador.
Segundo sua assessoria, Simon viajará nesta sexta-feira (18) para a França, onde entregará pessoalmente a Betancourt o convite do Senado para um depoimento sobre a experiência como refém da guerrilha e a situação na Colômbia. A data do encontro com a ex-candidata presidencial da Colômbia ainda não foi definida.
O anúncio sobre a viagem do senador Simon à França foi feito após uma reunião com os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e da Defesa, Nelson Jobim.
Também participaram o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI), e os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e José Nery (PSOL-PA).
O tema central do encontro foi a reativação da IV Frota da Marinha dos Estados Unidos nas águas latino-americanas. Por iniciativa do senador Simon, foi decidido redigir uma carta aos candidatos à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama e John McCain, formalizando a preocupação do Senado brasileiro em relação a esse tema.
Na última semana, representantes da comissão também se reuniram com o embaixador norte-americano, Clifford Sobel, com quem também trataram da reativação das patrulhas da Marinha dos Estados Unidos na América Latina.