Senador diz que fará relatório de representação contra Renan sem ouvir ninguém

Brasília – O senador João Pedro (PT-AM), relator da segunda representação contra Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que "não ouvirá ninguém" antes de apresentar seu parecer da denúncia de que Renan teria favorecido a cervejaria Schincariol depois que a empresa comprou uma fábrica superfaturada do irmão dele, o deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL).

João Pedro disse que o relatório fica pronto no início da próxima semana e que apenas matéria da revista Veja, que fez a denúncia, a representação do P-SOL e a defesa de Renan Calheiros são elementos suficientes para fazer seu relatório.

"Não vou ouvir ninguém. Vou trabalhar dentro dessa lógica. Se o Conselho achar que deve ouvir ou pedir documentos, que decida", afirmou.

O senador mostrou-se irritado quando perguntado se não deveria ouvir, pelo menos, os diretores da cervejaria e alegou que o Conselho de Ética não tem autonomia. "O Conselho de Ética não é uma CPI, não tem autonomia, não tem competência [para pedir documentos, diligências e depoimentos]", afirmou.

Ele evitou vincular essa segunda representação à primeira, da qual Renan Calheiros foi absolvido no plenário do Senado, na quarta-feira. "Embora seja o mesmo senador, tenho de dar o caráter técnico de não vincular uma representação a outra", afirmou e acrescentou que não irá revelar o voto que deu em plenário na quarta "por respeito aos outros senadores". Ele acrescentou que seu relatório será conclusivo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo