Senado lança sistema para abrir contas públicas

Brasília – Desde ontem, qualquer cidadão poderá ter acesso a uma base de dados sobre o planejamento, orçamento, fiscalização e controle dos gastos públicos.

Ao lado do presidente da Câmara Federal, deputado João Paulo Cunha (PT/SP), e do ministro da Fazenda, Antônio Palocci, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP), lançou o Siga Brasil, um sistema que reúne informações de diversas fontes, dentre elas, o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siaf) e o Sistema de Elaboração Orçamentária (Selor), gerido pelo Congresso Nacional.

As consultas poderão ser feitas nos computadores instalados no Salão Azul do Senado. Segundo o consultor geral de Orçamento do Senado, Fábio Gondim, o sistema estará na internet no ano que vem. O Siga Brasil estará disponível também para servidores do Congresso Nacional, jornalistas que cobrem a área econômica e técnicos envolvidos com o processo orçamentário.

Para isso, é necessário o cadastramento na Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle do Senado Federal. A montagem do sistema levou cinco anos e foi feita a partir da demanda de parlamentares que buscavam informações sobre o andamento da destinação de emendas do Orçamento, na Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle do Senado Federal.

"Transparência"

Sarney considerou o sistema uma peça fundamental para dar transparência ao controle de gastos públicos. "Estamos, assim, oferecendo um instrumento de democracia, que valoriza o cidadão. É uma maneira fácil e aberta aos cidadãos de acompanhar a destinação e o uso dos recursos públicos nacionais."

Durante a cerimônia, Sarney assinou convênio com João Paulo Cunha (PT/SP) para garantir o acesso dos deputados ao programa, e disse que a intenção do Senado é ampliar ainda mais o raio de alcance do Siga Brasil.

O senador lembrou que, para assegurar a transparência da administração, realizou trabalho de organização das contas públicas – quando esteve na Presidência da República -, acabando com a duplicidade de orçamentos – havia o fiscal e o monetário – e criando o Sistema Integrado de Informação Financeira do Governo Federal (Siafi), em 1987.

Com o mesmo objetivo de garantir o mais amplo acesso do público, ao presidir o Senado pela primeira vez, em 1996, Sarney criou o sistema de comunicação da Casa – TV, Rádio, Jornal, Agência – além do serviço 0800, que, ampliado, passará em breve a chamar-se Alô Senado, e o site do Senado, que permite ao cidadão acompanhar todas as fases do processo legislativo pela internet.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo