O plenário do Senado aprovou na quinta (9) um pedido para que o Tribunal de Contas da União (TCU) realize auditoria nos contratos de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) feitos no exterior. O autor do requerimento, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), diz em sua justificativa que o governo brasileiro tem usado recursos do BNDES no exterior, “mantendo um canteiro de obras nos países vizinhos”, enquanto obras estão paralisadas no Brasil.

continua após a publicidade

 

“O presidente Lula tem usado recursos do BNDES para financiar estradas, ferrovias, metrôs, aeroportos nos países vizinhos, ou seja, tudo aquilo que precisa ser feito no Brasil e que o governo não faz”, diz o senador. Dias afirmou ainda que essas operações “podem ser a origem dos recursos do caixa 2 do Partido dos Trabalhadores no exterior”.

 

continua após a publicidade

O requerimento, segundo a assessoria de Dias, será encaminhado diretamente ao TCU, sem a necessidade de outras votações no Senado. O senador pede principalmente uma análise da relevância dos projetos financiados no exterior em relação aos interesses nacionais. “É necessário que se promova uma auditoria rigorosa na execução desses financiamentos”.